• Dengue

adrio araucararias parque niver 2024 foto 20244444444

Foto: Adrio Centeno/IMA

 

O Parque Estadual das Araucárias (PAEAR) é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e protege duas espécies ameaçadas de extinção, o xaxim e a araucária, que dá nome ao Parque. Nesta quinta-feira, 30, a unidade celebra seus 21 anos de criação.

Por sua localização entre os municípios de Galvão e São Domingos, este último também conhecido como a Capital Catarinense das Araucárias, e pela importância e riqueza da sua biodiversidade, é sempre uma honra para o Instituto celebrar o aniversário do PAEAR com a comunidade e todos os parceiros que ajudam a construir a história desta importante Unidade de Conservação (UCs) em Santa Catarina.

Sobre o Parque

Criado em 2003, o Parque Estadual das Araucárias, é um recanto preservado em meio às cidades de Galvão e São Domingos, no oeste catarinense, e possui uma área de 612 hectares. É importante ressaltar a ocorrência de duas espécies ameaçadas de extinção na UC, a Araucaria angustifolia (araucária) e Dicksonia sellowiana (xaxim). Dentro do Parque encontra-se o Rio Jacutinga, afluente do Rio Bonito. Além de ser um importante afluente do rio Chapecó, é responsável pelo abastecimento de água do município de São Domingos.

O Parque Estadual das Araucárias foi aberto à visitação pública no dia 07 de abril de 2016 e conta com infraestrutura para o recebimento de visitantes (centro de visitantes, sala de ambientação), eventos (auditório e espaço aberto) e pesquisadores (casa de alojamento). Atualmente a UC conta com três trilhas ecológicas: Trilha do Mirante das Araucárias, Trilha da Cascata e Trilha da Corredeira do Rio Araçá. O local está aberto para visitação de quartas a domingos e a entrada é gratuita.

Todas as informações sobre a unidade estão disponíveis no site do IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) administra Unidades de Conservação (UCs) da categoria Parque que permitem a visitação pública, e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades pode ser realizado de forma on-line neste link.

O contato com a equipe do parque pode ser feito pelo WhatsApp: (49) 9. 8801-8903 e também pelo e-mail: araucarias@ima.sc.gov.br