WhatsApp Image 2024 06 28 at 18.41.54

Equipamentos foram montados a partir da reutilização de resíduos eletroeletrônicos

O Programa “Penso, Logo Destino” (PLD), do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), realizou a entrega de 16 computadores para escolas municipais de cidades abrangidas por regionais do IMA. A iniciativa contemplou unidades de ensino das cidades de Navegantes, Apiúna, Garuva, Schoreder, Cunha Porã, Rio Fortuna e Maracajá. Outros municípios, como São João do Oeste, Vargem, Concórdia e Angelina, por exemplo, ainda serão beneficiados ao longo das próximas semanas.

Todos os equipamentos foram montados a partir da reutilização de resíduos eletroeletrônicos e doados pela Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos, que é operadora contratada pela Entidade Gestora (Green Eletron) responsável pela logística reversa de eletroeletrônicos. “Esses resíduos eletroeletrônicos são recolhidos periodicamente nos municípios pela Weee.do com o Programa Penso, Logo Destino. É uma parceria que tem dado resultado, porque demonstra a importância e a eficácia da sustentabilidade. A partir de agora, centenas de crianças terão acesso às máquinas que foram montadas a partir da reutilização destes materiais”, enfatiza Cícero Luis Brasil, coordenador estadual do PLD.

WhatsApp Image 2024 06 28 at 18.41.54 1

Municípios escolhidos se destacaram na coleta de eletroeletrônicos

As primeiras entregas dos computadores foram destinadas para os municípios que se destacaram na coleta de eletroeletrônicos ao longo do primeiro semestre de 2024.

Nesta sexta-feira (28), uma das entregas aconteceu no Centro Educacional Municipal (CEM) Prof. Maria de Lourdes Cabral, em Navegantes (SC). Os diretores Valdemir Chagas Santos Junior, Edson Santana, Rafaela Fernanda Mendes e Thatiana Roberta Sobral receberam um computador completo (monitor, CPU, teclado e mouse).

WhatsApp Image 2024 06 28 at 18.41.54 2

O CEM conta com um Ecoponto, onde as crianças e pais podem depositar óleo de cozinha, pilhas, resíduos eletroeletrônicos e outros recicláveis, fruto da atuação do Instituto de Meio Ambiente de Navegantes (IAN), por meio do Superintendente Marcos Zaleski e do servidor Drusko da Cunha Covcevich, bem como do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), que viabilizou a aquisição dos Ecopontos.

O que para uns é considerado “lixo”, que não serve mais, na verdade são resíduos que podem ser reutilizados, reciclados ou terem sua destinação final ambientalmente adequada, processo conhecido como Logística Reversa”, destaca o engenheiro ambiental do IMA, Wagner Cleyton Fonseca.

WhatsApp Image 2024 06 28 at 18.41.54 3

O que é Logística Reversa?

Conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada (Lei Federal 12.305/2010).

O que é o Programa “Penso, Logo Destino”?

É um Programa que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.

Conheça o Programa Penso, Logo Destino acessando este link

Onde encontrar um ponto para destinar resíduos?

Para localizar o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo de você, é só pesquisar neste link: https://pld.ima.sc.gov.br/.