A etapa regional da XII Feira de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Pública Estadual de Santa Catarina (Fecitec/SC) foi realizada no dia 15 de agosto, no Planalto Norte, e contou com um diferencial importante nesta edição: a parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), por meio do programa Penso, Logo Destino (PLD).
O PLD é voltado à sensibilização e conscientização da sociedade sobre a logística reversa, tema de grande relevância para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. Durante o evento, o IMA promoveu ações de engajamento com professores e estudantes, como a entrega de camisetas do programa e o diálogo sobre a importância da responsabilidade compartilhada no ciclo de vida dos produtos e no descarte correto de resíduos.
Além disso, representantes da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (Codam) de Canoinhas participaram da banca avaliadora dos projetos apresentados na Feira, para trazer um olhar técnico e ambiental para a seleção das iniciativas. A atuação conjunta entre a Coordenadoria Regional da Educação (CRE) e o IMA/SC reafirma o compromisso do Estado com a educação ambiental e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Projetos
Ao todo, 23 projetos foram inscritos na etapa regional da Fecitec/SC 2025, dos quais seis foram premiados e classificados para a fase estadual da Feira, que ocorrerá nos próximos meses. A iniciativa integra estudantes, professores e a comunidade em torno de práticas investigativas e científicas, valorizando a produção de conhecimento em diversas áreas.
Um dos destaques da edição foi o projeto “Reciclando memórias, plantando resistência”, da Escola de Educação Básica Antônio Gonzaga (Porto União), premiado na categoria Ensino Médio.
"Como orientadora, é uma grande satisfação ver o trabalho desenvolvido por nossos professores e alunos ganhar visibilidade além dos muros da escola. Há meses, as atividades do projeto vêm sendo realizadas com empenho e participação ativa de todos. Receber esse reconhecimento é motivo de orgulho e, sobretudo, de inspiração para seguirmos firmes, ampliando os debates sobre temas tão relevantes para a sociedade contemporânea", disse a professora Denise Delonzek.
“A presença do IMA na Feira reforça o potencial de articulação entre educação, meio ambiente e cidadania, promovendo uma cultura de responsabilidade ambiental desde os primeiros anos de formação escolar”, reforça a coordenadora Regional do Meio Ambiente do IMA em Canoinhas, Zenici Dreher Herbst.