WhatsApp Image 2025 09 22 at 15.04.53

 

Xanxerê foi o centro do turismo de natureza em Santa Catarina entre os dias 18 e 20 de setembro, ao sediar o III Simpósio Catarinense de Trilhas. O evento reuniu diferentes setores em torno de um propósito comum: impulsionar o turismo sustentável e consolidar o Oeste como protagonista na implantação de trilhas de longo curso.

A programação foi intensa e diversificada, com palestras, painéis temáticos e atividades práticas. Entre os destaques estiveram temas como: a construção coletiva de trilhas de longo curso; o uso de ferramentas de conservação ambiental; o Turismo de Natureza como vetor econômico; e a valorização cultural e ambiental do território catarinense.

O encontro evidenciou a força da cooperação regional e consolidou o Oeste de Santa Catarina como referência na implantação de projetos ligados às trilhas e ao turismo sustentável, reforçando o potencial da região como destino para visitantes em busca de experiências autênticas em meio à natureza.

O evento é resultado de um esforço conjunto que reuniu diversas instituições e parceiros, entre eles o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina (SETUR/SC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ministério do Turismo (MTur), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rede Trilhas, Rede Trilhas SCB, Turismo Grande Oeste, Consórcio CIMVI, Associação dos Municípios AMAI, Sesc-SC, Prefeitura de Xanxerê, Fecomércio e Sicoob.

 

WhatsApp Image 2025 09 22 at 14.42.36

“O sucesso do encontro reforça a importância da união de esforços para a criação de políticas públicas integradas, capazes de promover desenvolvimento sustentável, conservação ambiental e geração de oportunidades para as comunidades locais”, destacou a bióloga do IMA e diretora regional da Rede em SC, Adriana Nunes.

Também marcaram presença os servidores do IMA: o geólogo Adrio Centeno; Diogo Fae coordenador do Parque Estadual das Araucárias; Vilmarice Soligo da Silva coordenadora do Parque Estadual Fritz Plaumann que integram o Circuito de Cicloturismo do Grande Oeste, além dos coordenadores do Parque Estadual Rio Canoas e do Parque Estadual do Acaraí, Leila Denise Alberti e Bruno Henrique Pesserl.

Em Santa Catarina, a Rede Trilhas é coordenada pelo IMA e conta com a participação do ICMBio, municípios, ONGs e coletivos de voluntários. Atualmente, o estado integra ao sistema importantes percursos, como o Caminho da Baleia Franca, Caminho da Ilha de Santa Catarina – trecho TLC Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE), Caminho das Araucárias, Trilhas de Itapema, Caminho do Louvor, Travessia do Tabuleiro, Trilha Caminho do Rei no Parque Acaraí, Vale Europeu e Caminho do Peabiru. Além disso, novas trilhas estão em fase de planejamento e implementação.

A consolidação da Rede Nacional de Trilhas também avança com o suporte da Portaria nº 152/2024 , que estabelece o padrão de sinalização e garante a conectividade entre percursos, fortalecendo a Rede Trilhas como modelo a ser implantado nas unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.