Na última sexta-feira (20), servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) que atuam na Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (CODAM) de Joinville participaram de um mutirão de limpeza na Praia Grande, em São Francisco do Sul, como parte das atividades do Dia Mundial da Limpeza. A ação foi promovida pela Transpetro, em parceria com o Instituto Limpa Brasil e a Prefeitura Municipal, reunindo voluntários em prol da preservação ambiental.
Durante a atividade, os principais resíduos encontrados foram plásticos de pequeno porte, como hastes de cotonete, palitos de pirulito, lacres e tampinhas. Esses materiais representam um grande risco para a fauna marinha, já que podem ser facilmente ingeridos por animais. Todo o material coletado foi encaminhado para destinação ambientalmente adequada, em conjunto com a concessionária pública responsável pela limpeza urbana.
O evento contou ainda com a exposição do Projeto Toninha, desenvolvido pela UNIVILLE, que busca sensibilizar a comunidade para a preservação dessa espécie de golfinho ameaçada de extinção.
“Um mutirão como este vai além da limpeza visível da praia. Ele evidencia um problema invisível, mas constante: a presença de resíduos que, muitas vezes pequenos e descartáveis, têm um impacto desproporcional sobre a vida marinha. Participar dessa mobilização é também assumir a responsabilidade de repensar hábitos cotidianos. O IMA atua para proteger o meio ambiente em escala institucional, mas iniciativas como esta lembram que a mudança começa em cada gesto individual.” comenta o Coordenador da Regional de Joinville, Ebnezer Carneiro Lopes.
Mobilização nacional
A ação em São Francisco do Sul fez parte de uma ampla mobilização conduzida pela Transpetro e pelo Instituto Limpa Brasil em 37 municípios de 20 estados e do Distrito Federal. Entre os dias 16 e 20 de setembro, praias, praças, rios, mangues, faixas de dutos e comunidades receberam mutirões de limpeza em todas as regiões do país.
Somente em 2024, as iniciativas do Dia Mundial da Limpeza resultaram na coleta de mais de 1,2 mil toneladas de resíduos em diferentes localidades, com a participação de mais de 618 mil voluntários.
Neste ano, os resíduos sólidos recolhidos nas ações serão destinados de forma ambientalmente correta, com parte do material reciclável encaminhada para associações de catadores, fortalecendo a economia circular e gerando renda para comunidades locais.
Além da limpeza, a programação incluiu oficinas, palestras, teatro de bonecos, jogos e atividades educativas, com a presença de projetos socioambientais da Transpetro, como Do Mangue ao Mar, Botos da Barra, Jovens Líderes pelo Clima e Faixa Limpa.