Foto 1

Zenici apresentou trabalho baseado na experiência de governança desenvolvida em Canoinhas/SC (Foto: divulgação IMA)

 

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) marcou presença no XII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional realizado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Rio Grande do Sul. Na oportunidade, a coordenadora regional do Meio Ambiente de Canoinhas, Zenici Herbst, apresentou o trabalho “Governança de Resíduos Sólidos no Município de Canoinhas”.

O evento foi realizado de 10 a 13 de setembro e contou com diversas mesas de debate sobre áreas relacionadas ao tema geral do Seminário: “Planejamento e Desenvolvimento Regional: Estado, Mercado e Sociedade”. Além disso, cerca de 200 trabalhos acadêmicos foram compartilhados.

Em sua apresentação, Zenici, que também é discente no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UNC), campus Canoinhas, abordou as estratégias de governança dos resíduos sólidos desenvolvidas a partir da parceria do Programa Penso, Logo Destino (PLD/IMA) com o Programa Municipal Ouro Verde e outras entidades públicas e privadas.

Conforme a coordenadora regional, o IMA é um dos principais atores no processo de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos em dezenas de cidades. Por meio do Programa Penso, Logo Destino, oportuniza aos municípios a organização de ações para recolhimento e destinação adequada dos resíduos sólidos, especialmente aqueles abrangidos pela política de logística reversa.

 

Foto 2

 

 

Avanços

Como um dos resultados dessa governança, o município de Canoinhas implantou um barracão como Ecoponto, licenciado pelo IMA em 2024, para armazenamento temporário dos itens da logística reversa. Duas vezes ao ano, o PLD realiza a intermediação do carregamento dos materiais.

“O PLD, no âmbito da Codam de Canoinhas, oportunizou a cada órgão assumir suas responsabilidades e à sociedade participar das ações através da mudança de hábitos e comportamentos em prol do desenvolvimento ambiental, e, portanto, regional”, explica Zenici.

Apenas no ano de 2025, o PLD articulou a destinação ambientalmente adequada de mais de 83 mil pneus inservíveis e quase 100 toneladas de pilhas e eletroeletrônicos. Já o Programa Ouro Verde, do município de Canoinhas, possibilitou o recolhimento de mais de 82,3 mil quilos de materiais recicláveis de 2023 até abril de 2025. “Portanto, compreende-se que as estratégias de governança, em destaque nos últimos anos, foram positivas para o desenvolvimento regional”, destaca Zenici. Segundo ela, isso só é possível pelo engajamento dos atores envolvidos na gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos na região.

Apresentar os resultados e as reflexões sobre as dinâmicas de governança no município de Canoinhas, através do IMA, nos enche de orgulho e de esperança de que podemos agir e melhorar a cada dia, em prol do Meio Ambiente”, finaliza a coordenadora.