Em alusão ao Outubro Rosa, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) promoveu nesta quarta-feira, 22, a palestra: “Cuidar do corpo, acolher a mente: os impactos emocionais do autocuidado feminino”, com a psicóloga Luciana Gomes, especialista em abordagem relacional sistêmica, palestrante, supervisora clínica e professora da Unisul.
O encontro propôs uma reflexão sobre a importância de integrar corpo e mente no cuidado com a saúde, especialmente no contexto da vida das mulheres. A atividade buscou ampliar o olhar sobre o autocuidado, compreendendo-o não apenas como prática física, mas também como um movimento de acolhimento emocional e fortalecimento pessoal.
A presidente do IMA, Sheila Meirelles, destacou a relevância de iniciativas como esta no ambiente de trabalho: “O IMA tem o compromisso de promover espaços de escuta e reflexão que valorizem o bem-estar de todos os seus servidores. Em especial neste mês, dedicado às mulheres, reforçamos que a saúde emocional é parte essencial da qualidade de vida”, comentou.
A palestra fez parte da programação especial do Outubro Rosa, campanha internacional dedicada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa foi promovida pela Gerência de Gestão de Pessoas do IMA (GEPES), reafirmando o compromisso do órgão com a promoção da saúde, o bem-estar e a qualidade de vida de suas servidoras e colaboradores.
O evento foi voltado aos servidores do IMA, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), promovendo um espaço de escuta, diálogo e valorização da saúde emocional feminina no auditório da sede compartilhada pelas três instituições.