Foto: Ricardo Wolffenbuttel/ Arquivo Secom
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) informa o encerramento da gestão de Sheila Maria Martins Orben Meirelles à frente da presidência do órgão. Para ocupar o cargo de presidente do IMA foi nomeado o Procurador do Estado, Josevan Carmo da Cruz Júnior que já atuou na Procuradoria Jurídica do Instituto. O anúncio foi oficializado por meio de publicação no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 30.
Entre janeiro de 2023 e até o momento, período em que presidiu o IMA a convite do governador, Sheila conduziu com responsabilidade mais de 22 mil processos de licenciamento ambiental, viabilizando investimentos superiores a R$ 10,2 bilhões e reafirmando o compromisso do Instituto em conciliar a proteção ambiental com o desenvolvimento econômico de Santa Catarina.
Durante sua gestão, o quadro de servidores do IMA cresceu 34% e houve investimento em tecnologia e modernização de sistemas, o que resultou na redução de 65% no tempo médio de atendimento à população, além de conduzir outras ações voltadas ao fortalecimento da política ambiental catarinense e à modernização dos processos institucionais.
Trajetória
Graduada em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Sheila é especialista em Direito Público e Direito Administrativo e pós-graduanda em Direito Ambiental e Urbanístico. Possui ampla experiência na esfera pública, tendo atuado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), colaborando na condução de audiências, e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), auxiliando na tramitação de projetos de lei e emendas constitucionais.
Sheila também atuou como Assessora Jurídica da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) e como Coordenadora da Procuradoria Jurídica do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Essa trajetória proporcionou amplo conhecimento da estrutura do Instituto, culminando em sua presidência, na qual deu continuidade ao trabalho com foco nas principais atribuições da instituição: licenciamento ambiental, fiscalização e conservação dos ecossistemas catarinenses.
O IMA deseja sucesso nos próximos desafios profissionais de Sheila Meirelles, agradecendo sua dedicação e trabalho ao longo de sua gestão. O Instituto reconhece suas valiosas contribuições, que fortaleceram a atuação da instituição e reafirmaram o compromisso do Estado com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

 
                                                                     
                                                                     
                         
                                                                 
                         
                                    