
Uma das ações do Programa Penso, Logo Destino (PLD), desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e que conta com a colaboração de diversas entidades, é fortalecer a estrutura para o efetivo funcionamento da logística reversa no Estado. Por isso, nesta segunda-feira, 17, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde e Multifinalitário do Alto Vale do Itajaí (Cisamavi) e com o Ministério Público da Santa Catarina (MPSC), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Rio do Sul, o programa realizou um evento de entrega de coletores de itens do sistema de logística reversa a municípios da região.
Ao todo, 28 municípios da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (Codam) de Rio do Sul foram contemplados com equipamentos que somam cerca de R$ 250 mil investidos. Os recursos são provenientes de acordos judiciais e foram repassados pelo MPSC. Os coletores são utilizados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de itens da logística reversa, distribuídos por todo o Estado.

Outras ações
Na ocasião, os municípios também receberam coletores que foram adquiridos por meio do convênio entre o IMA e o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). Além da regional de Rio do Sul, foram realizadas entregas nas Codams de Joaçaba e Concórdia e, ainda nesta semana, ocorrerão nas regionais de Caçador, Canoinhas e Mafra. No total, durante o ano de 2025, 1400 coletores foram adquiridos com recursos repassados pelo FRBL. Parte desses equipamentos já foi entregue e o restante deve ser repassado aos municípios que aderiram ao PLD até dezembro.
Conforme o coordenador estadual do Programa e servidor do IMA, Cícero Brasil, a distribuição de equipamentos compõe o esforço do PLD para fomentar a separação de resíduos na fonte e ampliar a participação da população no descarte ambientalmente adequado. De acordo com ele, essas entregas, somadas às capacitações de agentes de saúde realizadas em todo o Estado ao longo de 2025, reforçam o compromisso das regionais do IMA em promover soluções estruturantes, integradas e de longo prazo para a política de resíduos sólidos em Santa Catarina.

Alinhamento
Para apresentar os resultados alcançados neste ano e alinhar os próximos passos do Programa, o IMA convida gestores municipais, parceiros e instituições para participar do Encontro Regional do PLD, que será realizado em Xanxerê nos dias 25 e 26 de novembro. O evento reunirá representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Ministério das Cidades, Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e gestores municipais de todas as regiões do Estado.
A programação completa do evento pode ser conferida AQUI.

