
O presidente do IMA, Josevan Carmo da Cruz Junior, durante a abertura do encontro (Fotos: Carolina de Carvalho)
O PLD, que foi criado em 2019, hoje conta com a adesão de 287 municípios de todas as regiões de Santa Catarina. Isso representa mais de 97% das cidades catarinenses. “O Programa Penso, Logo Destino se espalha pelos municípios, firma parcerias, fomenta a criação de Pontos de Entrega Voluntária, capacita comunidades e fortalece a educação ambiental. Dezenas de técnicos do IMA atuam, nas 16 Coordenadorias Regionais do Meio Ambiente, para que o programa chegue a cada canto do Estado”, destaca o presidente do IMA, Josevan Carmo da Cruz Junior.
O governador Jorginho Mello enviou uma mensagem em vídeo para os participantes do encontro. Ele ressaltou a importância da articulação do IMA e das parcerias estabelecidas para a eficiência da logística reversa no Estado. “É um momento de trocar experiências para fazer, cada vez mais, um serviço sincronizado, onde quem ganha, no final, é o meio ambiente e a economia de Santa Catarina”, disse o governador no vídeo exibido.

Além das autoridades já mencionadas, integraram a mesa de abertura do evento o Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Marcos Augusto Brandalise, o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, o vereador de Xanxerê e representante da Câmara Municipal, Vinicius Crenonini, o presidente da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) e prefeito de Xaxim, Edilson Antônio Folle, a assessora especial da Casa Civil do Governo do Estado, Malu Mello, a diretora de Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde, Ângela Maria Blatt Ortiga, a representante da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc), Marcieli Maccari, e o coordenador Regional do Meio Ambiente do IMA de Chapecó, Renato Muniz da Silva.
Compareceram ao evento, ainda, prefeitos, servidores municipais, estudantes, além de diretores, gerentes e servidores do IMA.
Atuação e avanços
Um dos principais eixos do PLD é atuar como articulador entre municípios e entidades gestoras, ampliando a capilaridade dos sistemas de logística reversa em Santa Catarina. Atualmente, os municípios que aderiram ao programa reúnem cerca de 6 milhões de catarinenses, que são impactados diretamente pelas ações. Para o coordenador estadual do PLD e servidor do IMA, Cícero Brasil, “a adesão quase integral dos municípios reforça a importância do programa como instrumento de apoio técnico e fortalecimento das políticas públicas relacionadas à logística reversa, coleta seletiva e ao tratamento adequado dos resíduos”.
Com o objetivo de ampliar o alcance do PLD, o IMA vem direcionando recursos provenientes de medidas compensatórias e de convênios, como o estabelecido com o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), para ações do Programa. Com esses investimentos, foi possível adquirir materiais educativos e de mobilização, equipamentos de informática, um veículo de apoio às equipes e distribuir coletores próprios para armazenamento dos resíduos destinados à logística. Os aportes têm ampliado a estrutura disponível nos municípios e qualificado as operações locais. Até o final deste ano, serão distribuídos 1.400 coletores para 198 municípios.

A formação de agentes locais é outro pilar do programa. Em 2025, o PLD já promoveu 60 encontros de capacitação em diversas regiões, resultando em 8.565 profissionais das áreas de educação, saúde, combate às endemias, limpeza urbana e gestão pública qualificados para serem multiplicadores das informações sobre a destinação correta dos resíduos sólidos. As ações também envolvem a disseminação de conteúdos educativos e o desenvolvimento de projetos em parceria com instituições de ensino, o que amplia a capilaridade das iniciativas e fortalece o engajamento da sociedade.
Além disso, o PLD ainda apoia e executa operações de recolhimento e destinação ambientalmente adequada de resíduos. Entre as iniciativas em destaque estão os mutirões de recolhimento de pneus e as operações itinerantes de recolhimento de eletroeletrônicos em diferentes regiões do Estado.
Somente neste ano, as ações do Programa Penso, Logo Destino já resultaram no recolhimento e na destinação correta de mais de 197 mil quilos de pilhas e eletroeletrônicos e de 160 mil pneus inservíveis.
Reconhecimento

Durante a abertura do Encontro Estadual, o IMA recebeu uma placa com uma homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O ato foi uma proposição do deputado Marcos da Rosa para parabenizar o instituto pelo Programa Penso, Logo Destino, “que tem como objetivo conscientizar e envolver os catarinenses no descarte correto dos resíduos sólidos”.
“Com essa iniciativa, Santa Catarina se tornou o primeiro estado do país a articular de forma efetiva a Logística Reversa, atuando como mediador entre o comércio, as prefeituras, a população e as entidades gestoras responsáveis pela coleta e destinação dos materiais”, consta no requerimento do deputado.
Na mesma direção, o servidor do IMA, Cícero Luis Brasil, que está à frente da coordenação estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi reconhecido por sua atuação visionária e pelo compromisso com o serviço público, a sustentabilidade, a educação ambiental e o consumo responsável. Por sua trajetória e contribuição ao fortalecimento das políticas ambientais em Santa Catarina, Cícero recebeu, das mãos do presidente do IMA, o Troféu Raulino Reitz, honraria da 25ª edição do Prêmio Fritz Müller.
“Este reconhecimento representa o esforço coletivo de todos: da equipe do IMA que me apoia, dos municípios, das entidades gestoras e de todos os cidadãos que acreditam na educação ambiental como ferramenta de transformação. O PLD é resultado de parcerias, dedicação e do compromisso com um futuro mais sustentável para Santa Catarina”, celebrou o coordenador.

Troféu Formiguinha 2025
Durante o Encontro Estadual do PLD, o IMA também realiza a entrega do Troféu Formiguinha 2025, que reconhece as instituições parceiras do programa e homenageia os agentes multiplicadores da logística reversa que se destacaram ao longo do ano.

