O último relatório de balneabilidade da Fatma apontou um total de 122 pontos próprios para banho no litoral catarinense, dos 199 analisados. O número de pontos impróprios aumentou de 66 para 77, em relação ao relatório anterior. Em Florianópolis, 54,5% dos 66 pontos analisados estão próprios para banho. Este é o 10º relatório da temporada 2014-2015. Confira as mudanças:

De acordo com os técnicos da Fatma, o número de pontos impróprios é superior à média anual por dois motivos: a chuva nas últimas semanas e o aumento demasiado da população litorânea durante a temporada. Já que, com um número maior de pessoas, há mais descarte de esgotos clandestinos em redes pluviais e rios.

As análises da Fatma levam em conta o volume de coliformes fecais na água, bactérias encontradas geralmente no intestino humano ou de animais e que pode causar diarréia, vômito entre outros problemas na saúde humana. A Fundação aplica a metodologia do Conselho Nacional do Meio Ambiente para certificar se a praia está própria ou imprópria para banho.

Os pontos impróprios podem ter motivações diferentes, no entanto, de uma maneira geral, o litoral catarinense sofre com ligações de esgoto diretamente no mar. Em muitos casos, residências ligam a rede de esgoto na rede pública pluvial, que deságua nos rios e praias. Denúncias de irregularidades neste tipo de tratamento de esgoto devem ser feitas nas prefeituras, já que o saneamento básico é uma responsabilidade municipal. A Fatma também auxilia nos trabalhos, fiscalizando grandes empreendimentos e empresas que fazem o tratamento de esgoto.

Outro alerta da Fundação é para o caso de chuvas fortes. Deve-se evitar entrar no mar ao menos nas próximas 24 horas depois da chuva, assim como evitar tomar banho em pontos próximos a foz de rios e lançamento de redes pluviais.A água da chuva carrega a sujeira das ruas para o mar através da rede pluvial, muitas vezes contribuindo para que o ponto coletado apresente resultado impróprio para banho, conforme aconteceu neste último relatório.