• Dengue

O Governo do Estado está programando para o final de junho a realização de um seminário para investidores da área de energias renováveis. Uma reunião com os órgãos envolvidos na organização do encontro foi realizada na manhã desta segunda-feira, 18, em Florianópolis. O objetivo do evento, a ser realizado na Capital, é atrair iniciativas como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e usinas solares e eólicas, dentro de um Programa Catarinense de Energias Renováveis.

’Nossa ideia é ao mesmo tempo gerar energia e emprego, promovendo cada vez mais o desenvolvimento econômico do Estado. Para isso, estamos integrando todos os órgãos envolvidos na área, desde os bancos que financiam os projetos até a Fatma que concede a licença e a Celesc que opera todo o sistema”, destacou o governador Raimundo Colombo, que recebeu a comissão organizadora no Centro Administrativo.

O evento será voltado para a participação do setor privado em busca de parcerias na área, incentivando o investimento em novas usinas, sempre respeitando as questões ambientais e de regulamentação do setor. “É uma iniciativa que tem um efeito positivo duplo. O primeiro é o aproveitamento de um potencial natural para gerar empregos e desenvolver a economia. O segundo é fazer um enfrentamento à crise de energia que o Brasil vive. O custo subiu muito porque estamos usando essencialmente a energia térmica, que tem um custo muito alto. Incentivando esses novos projetos, vamos contribuir decisivamente para baixar o custo de energia e aumentar a nossa eficiência”, acrescentou.

Para palestrarem no evento previsto para junho, está programada a participação do presidente da Tractebel Energia, engenheiro Manoel Arlindo Zaroni Torres; do presidente da Eletrosul e ex- secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Pereira Zimmermann; e do ex-ministro de Minas e Energia e ex-presidente de Petrobras, Shigeaki Ueki.

Do encontro desta segunda-feira da comissão organizadora, participaram representantes das secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Fazenda, da Comunicação e de órgãos como Procuradoria Geral do Estado, Celesc, Fatma, BRDE e Jucesc.

Fonte: Secom