• Dengue

Após mais de um mês de reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis, 23 pinguins foram devolvidos à natureza. A soltura ocorreu na manhã desta quinta-feira, 6, na praia do Moçambique. A ação foi coordenada pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e pela co-gestora do parque, a organização não-governamental, R3 Animal.

Os pinguins recolhidos em praias catarinenses chegam muitas vezes debilitados. No Cetas, os animais são tratados, alimentados e quando chegam a ter no mínimo 3,5 quilos, são reunidos em grupo e liberados novamente no mar. “É uma das obrigações da Fatma proteger os animais de Santa Catarina e, também, os visitantes, neste caso, os pingüins. Devolvê-los recuperados é uma missão cumprida”, explica o diretor de Proteção dos Ecossistemas, Marcio Luiz Alves.

A soltura dos pingüins foi acompanhada por uma equipe de voluntários e profissionais da R3 Animal, responsável pelo Cetas. “A gente espera que eles cheguem na Patagônia em alguns dias. Como estão identificados, se algum deles voltar, receberemos o animal de volta”, informa a veterinária e gestora da organização não governamental, Cristiane Kolesnikovas.