• Dengue

Representantes de órgãos ambientais e agropecuários do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais estarão em Florianópolis na sexta-feira, 2, para conhecer as regras de licenciamento da suinocultura catarinense. O I Encontro Técnico Sul Brasileiro de Gestão Ambiental da Suinocultura, organizado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e pela Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) – Suínos e Aves de Concórdia, visa debater a possibilidade de uniformizar os procedimentos para o licenciamento do setor entre os cinco estados.

Em Santa Catarina, as normas seguidas no licenciamento da suinocultura fazem parte da Instrução Normativa número 11 e foram elaboradas com base em uma pesquisa da Embrapa realizada com produtores catarinenses. “A suinocultura é altamente poluidora, principalmente dos recursos hídricos. Antigamente, o licenciamento era feito com base em controles não tão eficientes. A partir do estudo da Embrapa e da elaboração do documento, passamos a licenciar com base nas características do solo”, explica a Gerente de Licenciamento Agrícola Florestal da Fatma, Gabriela Brasil.

Durante o evento, a Fatma e a Embrapa vão assinar um termo de cooperação para compartilhamento de sistemas de pesquisa e de licenciamento na suinocultura. “O setor movimenta cerca de 30 mil pessoas em mais de 5 mil propriedades e todas as pesquisas e iniciativas que forem tomadas na área ambiental para agilizar o licenciamento e garantir a preservação do meio ambiente são muito bem vindas. Vamos dividir nossas experiências e somar em técnicas mais eficientes”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick.

O evento deve contar com a presença do governador Raimundo Colombo, dos secretários de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, da Agricultura, Moacir Sopelsa e da chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Reis Ciacci Zanella.

Saiba mais:

I Encontro Técnico Sul Brasileiro

Dia 2 de setembro, das 9h às 17h

Hotel Castelmar – Florianópolis.