• Dengue

A partir desta terça-feira, 24, animais vítimas de tráfico e maus-tratos que foram recuperados no Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), do Parque do Rio Vermelho, embarcam rumo à liberdade. Os 65 animais serão transferidos pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), R3 Animal e Polícia Militar Ambiental para o Centro de Reintrodução de Animais Silvestres (Cereias), em Aracruz, no Espírito Santo.

O grupo é formado por 10 macacos-prego, nove jabutis-tinga, 41 jabutis-piranga, duas jandais-de-testa-vermelha, um papagaio-moleiro e dois papagaios-do-mangue que são nativos do Espírito Santo. O transporte até o Estado capixaba deve levar mais de 22 horas e será feito em caminhão climatizado, acompanhado por dois policiais militares ambientais e um veterinário. “Essa é a primeira vez que conseguimos a parceria com um local que faz soltura de macacos. Os animais vão ser readaptados novamente à natureza, mas não temos como prever em quanto tempo estarão soltos. Depende da adaptação de cada um”, explica a veterinária e gestora da R3 Animal, Cristiane Kolesnikovas.

Por ano, o Centro de Tratamento do Parque do Rio Vermelho recebe cerca de 2 mil animais silvestres apreendidos em casas de pessoas comuns, vítimas de tráfico, maus-tratos e acidentes. “É muito gratificante para toda a equipe e para a Fatma poder devolver esses animais à natureza. Nem todos conseguem ser reinseridos devido aos danos causados no contato humano e quando se tem essa oportunidade, de retorná-los à vida silvestre, isso vira um incentivo para o Cetas que atende todo o Estado de Santa Catarina”, afirma o diretor de Ecossistemas da Fatma, Márcio Luiz Alves.