• Dengue

Nesta quinta-feira, 10, a partir das 10h30, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro reabre para o público após mais de dois anos fechado. Durante todo o dia, os visitantes poderão contemplar as belezas naturais do parque e também assistir a apresentações artísticas e culturais.

A solenidade de abertura será no Centro de Visitantes do parque e vai contar com a Orquestra do Instituto Casa Nobre, da Guardo do Embaú. Ainda pela manhã, haverá a apresentação do Boi de Mamão da Escola CEI Nova Geração, da Pinheira. À tarde, as apresentações seguem com o Coral Indígena, gincanas, contação de histórias e apresentação dos Protetores Ambientais Mirins. “As equipes da Fatma e do Instituto Çarakura, parceiro da Fundação no Parque da Serra do Tabuleiro, organizaram um dia de atividades para divertir os visitantes e também para incentivar a educação ambiental”, explica o gerente de Unidades de Conservação da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Gilberto Morsch.

A Fatma reestruturou trilhas, o Centro de Visitantes e a Casa Açoriana, construção que tem mais de 200 anos e que leva o nome do criador da reserva, o padre Raulino Reitz. O espaço vai servir para educação ambiental, mostras e exposições que valorizem a cultura do local. O Parque estará aberto de quarta a domingo, das 13h às 19h, no horário de verão.

Saiba mais:

Reabertura do Parque da Serra do Tabuleiro

Quinta-feira, 10, às 10h30

Local: Centro de Visitantes – Baixada do Maciambu, BR-101, km 238, Palhoça/SC

Atrações:

10h30 – solenidade de abertura com a apresentação da Orquestra do Instituto Casa Nobre/Guarda do Embaú

11h30 - Boi de Mamão da Escola CEI Nova Geração/Praia da Pinheira

14h – Coral Indígena Mbyá Guarani (TI Itaty)
14h30 – Gincana com o Poeta Edibol (Poeta e filho da Guarda do Embaú)
15h30 - Contação de história (Andréa/Sítio Çaracura)
16h – Gravação do Programa Fala Jovem/Alesc com a apresentação dos Protetores Ambientais Mirins

Exposição fotográfica do Plínio Bordin; exposição de orquídeas da Associação de Orquidófilos da Baixada do Maciambu; Eco-ônibus da Fatma, exposição dos bonecos gigantes do artista Edbol, representando as personalidades históricas da comunidade da Guarda do Embaú; trilha guiada interpretativa na restinga da Baixada do Maciambu;
pintura facial temática com artista Laura Redondo Brasil.

Foto: Marcos Adriano Tortato