• Dengue

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e o Grupo de Apoio a Gestão do Parque Estadual das Araucárias (Grimpeiros) assinaram nesta quarta-feira, 13, um contrato para o gerenciamento da unidade de conservação que fica em São Domingos, no Oeste do Estado. A previsão é que o parque abra para a visitação pública em março. “São sete anos de trabalho para que a unidade esteja apta para se tornar uma nova opção de lazer e educação para o povo da região”, afirma o gerente de Unidades de Conservação, Gilberto Morsch.

O Grimpeiros é uma organização da sociedade civil de interesse Público (Oscip), que existe há cinco anos e trabalha voluntariamente no Parque. Assim que o local for aberto, o grupo será responsável pela visitação, educação ambiental, manutenção, acompanhamento de trilhas e pesquisas. O contrato foi feito por meio de compensação ambiental e para a gestão no período de dois anos. O valor é de R$ 600 mil. “É uma conquista grande, por todo esse tempo que nos dedicamos. É uma realização de um sonho para o povo de todo o Oeste”, afirma o diretor-presidente da Oscip, Ângelo Milani.

O parque

Criado em 2003, o Parque das Araucárias está localizado em São Domingo, na bacia do Rio Chapecó, em uma área de 612 hectares. Há no local duas espécies em extinção, a Araucária e o Xaxim.