• Dengue

Em São Domingos, no Oeste catarinense, existe um mar que não é azul e cristalino, mas verde e denso, formado por mais de 2 mil araucárias. O local, com um tamanho de 600 campos de futebol, abriga o Parque Estadual das Araucárias que será aberto à visitação pública a partir de 7 de abril pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

A unidade de conservação abrange também uma parte do município de Galvão e foi criada em 2003 como medida compensatória pela implantação da Usina Hidrelétrica Quebra Queixo. Antigamente, a área era utilizada para a exploração madeireira. “Os parques estaduais têm o objetivo de conservar os recursos naturais, mas também de ser uma opção de lazer e educação para os catarinenses. Foram sete anos de trabalho para que esta unidade esteja disponível à comunidade”, explica o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

A partir da abertura, moradores da região e visitantes terão à disposição trilhas ecológicas, educação ambiental e atendimento em um centro de visitantes. A co-gestão do Parque será feita pelo Grupo de Apoio a Gestão do Parque Estadual das Araucárias (Grimpeiros). A equipe existe há cinco anos e trabalhou voluntariamente no Parque até janeiro deste ano quando foi firmado um contrato para a gestão no período de dois anos, por um valor de R$ 600 mil. “É uma conquista grande, por todo esse tempo que nos dedicamos. É uma realização de um sonho para o povo de todo o Oeste”, afirma o diretor-presidente da Oscip, Ângelo Milani.

Saiba mais:

Inauguração do Parque Estadual das Araucárias

Dia 7 de abril, no Centro de Visitantes, às 9h

Local: São Domingos.