• Dengue

Fora da temporada de verão, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) continua com o monitoramento das condições das praias catarinenses. A primeira avaliação mensal de 2016 traz 143 (67,8%) pontos dos 211 analisados próprios para banho. Na Capital, 47 locais estão aptos e 28 impróprios. No restante do Estado, 96 pontos apresentam boas condições e 40 devem ser evitados. As coletas do relatório 19 foram feitas entre os dias 25 e 28 de abril.

Em relação ao relatório anterior, divulgado em 1º de abril, nove pontos passaram para impróprio e dois para próprio. “Em alguns locais do litoral Norte, a incidência de chuva influenciou na alteração de alguns pontos, mas na maior parte do Estado, a falta de saneamento ou de adequação correta da ligação de prédios e residências a rede de esgoto, ainda é a principal causa de pontos impróprios”, informa o técnico de laboratório, Marlon Daniel da Silva.

A Fatma segue as diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para fazer a balneabilidade. Cabe a Fundação, monitorar e divulgar os relatórios. Com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina são realizadas as coletas e, para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é analisada a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

As análises são feitas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. O próximo relatório será divulgado na sexta-feira, 19.