• Dengue

A Assembleia Legislativa (Alesc) homenageará a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) pela passagem das quatro décadas de atividade. No evento, que ocorre na segunda-feira, 16, às 19h, no Plenário da Assembleia, também será lançado o livro comemorativo – Fatma 40 anos – Patrimônio dos Catarinenses. Servidores, autoridades e entidades que contribuíram para o trabalho da Fundação desde a criação também serão homenageadas.

“Esse é um momento de muita alegria para todos os servidores, para aqueles que se dedicaram durante todos esses anos na proteção do meio ambiente, na preservação da diversidade ambiental de Santa Catarina e fecha a comemoração dos 40 anos da instituição com chave de ouro”, afirma o presidente da Fundação, Alexandre Waltrick Rates. A Fatma foi fundada em 30 de julho de 1975.

Registro da história

As quatro décadas de atuação da Fatma foram registradas em um livro especial de 160 páginas. A edição traz informações sobre o começo da preocupação ambiental no País, a criação do órgão catarinense, os primeiros anos, as atividades realizadas, as unidades de conservação, além de fotos históricas e depoimentos de alguns servidores mais antigos.

Agradecimento

Durante a sessão, além da Fatma, personalidades e instituições que fizeram a diferença na Fundação e no cuidado com o meio ambiente também serão homenageadas. Entre as personalidades, há 12 servidores da Fatma que foram indicados pelos colegas. “Muita gente competente e comprometida com o meio ambiente merecia essa homenagem, mas infelizmente temos que seguir o rito da sessão que limita o número de indicados. Esses servidores, as autoridades e as instituições homenageadas fizeram ou fazem parte da história da Fatma contribuindo para que o órgão ambiental de Santa Catarina seja referência no País”, explica Waltrick.

Conheça os homenageados

- Antônio Carlos Konder Reis – governador do Estado de 1975 a 1979, criador da Fatma

- Padre Raulino Reitz – (in memoriam) – ambientalista que idealizou um órgão especial para os cuidados com o meio ambiente

- Associação dos Servidores da Fatma

- Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina

- Ministério Público do Estado de Santa Catarina

- Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc)

- Associação Catarinense de Imprensa (ACI)

- Jucélia Cardoso Caetano – presidente da Fatma por duas gestões. De 1990 a 1991 e de 1992 a 1993. Foi protagonista na conquista de diversos direitos dos servidores.

- Heriberto Hülse Neto – (in memoriam) – atuou com compromisso na Diretoria de Licenciamento, sendo presidente interino por diversas vezes.

- Luiz Alvino dos Santos - servidor mais antigo da Fundação e que ainda está atuando.

- Lenir Alda do Rosário - pesquisadora da avifauna catarinense, com publicação de vários livros

Certificados:

- Maria Sueli Pacheco – servidora que se destacou na elaboração de toda a documentação para o início da Fatma

- Genival Cavalcanti Vieira da Silva – geógrafo, atuou no licenciamento ambiental e no levantamento de fauna e flora de Santa Catarina

- Débora Magali Brasil – servidora da Diretoria de Proteção dos Ecossistemas. Representa a nova geração de técnicos comprometidos com o meio ambiente e com a instituição.

- Rosemari Bona – gerente da Coordenadoria de Blumenau e funcionária da Fatma há 25 anos. Destaca-se na atuação da Fundação no interior do Estado, promovendo a aproximação da Fatma com instituições e cidadãos.

- Cláudio Carvalho – atualmente gerente Administrativo, Financeiro e de Contabilidade, iniciou na instituição como Office boy. Com dedicação e compromisso contribuiu para o fortalecimento do órgão ambiental.

- David Vieira da Rosa Fernandes – atualmente técnico da Gerência de Licenciamento Urbano, foi diretor da antiga diretoria de Estudos Ambientais, hoje diretoria de Proteção de Ecossistemas. Atua na Fundação há 30 anos e é destaque em licenciamento de antenas de telefonia e equipamentos náuticos de Santa Catarina

- Beloni Terezinha Pauli Marterer – bióloga da Gerência de Unidades de Conservação e Estudos Ambientais. Destaque em pesquisa e produção de conhecimento na biodiversidade de Santa Catarina, principalmente em aves.

- Ana Verônica Cimardi – também bióloga da Gerência de Unidades de Conservação e Estudos Ambientais é destaque em pesquisa e produção de conhecimento da biodiversidade de Santa Catarina, especialmente em mamíferos. Coordenadora executiva do projeto de proteção da Mata Atlântica (KFW).

- Ivone Cunha – assessora da presidência, atuou no atendimento administrativo de vários gestores da instituição durante os 38 anos em que trabalha na instituição..

- Bertoldo Cesar de Morais – servidor atuou com dedicação nos recursos humanos da instituição. Começou sua trajetória como Office boy e seguiu na Fundação até a aposentadoria.