• Dengue

O feriado prolongado, que começa nesta quinta-feira, 21, Dia de Tiradentes, é uma oportunidade para se conhecer os parques estaduais. Dos quatro locais abertos à visitação pública, três estarão funcionando normalmente. Rios, trilhas, animais e árvores centenárias são algumas das atrações das unidades de conservação que reúnem diversão e educação ambiental para todas as idades. “Toda a beleza e a diversidade da fauna e da flora catarinense está à disposição para apreciação nos parques do Estado e sem custo”, afirma o gerente de Unidades de Conservação da Fatma, Gilberto Morsch.

Em Florianópolis, o parque do Rio Vermelho leva os visitantes a conhecer um pouco sobre a reintrodução de animais silvestres vítima de maus tratos à natureza. O local funciona normalmente, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Em Palhoça, o Parque da Serra do Tabuleiro oferece aos visitantes a trilha pela Restinga do Maciambu. O horário de atendimento é de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h.

No Oeste do Estado, em São Domingos, o recém inaugurado Parque das Araucárias oferece trilha sob árvores centenárias e uma sala com a história do local que pertenceu a uma antiga madeireira. O parque funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. No Meio-Oeste catarinense, o Parque Fritz Plaumann tem quatro trilhas interpretativas, sala de exposição com maquete do parque, jogos e paineis. Para visitas no período da manhã, é necessário agendamento. À tarde é aberto ao público de nas quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h; no sábado, das 9h às 17h e no domingo das 13h às 18h. Durante o feriado, o parque não abre na quinta-feira.

Saiba mais:

Parque Estadual Fritz Plaumann (Concórdia)

*não abre na quinta-feira, 21.

Nas quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h.

Sábado, das 9h às 17h

Domingo, das 13h às 18h.

Contato: http://parquefritzplaumann.org.br/agendamento

Parque Estadual do Rio Vermelho (Florianópolis)

De terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Contato: (48) 3665.4492

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (sede em Palhoça)

De quarta-feira a domingo, das 9h às 16h

Contato: (48) 3286.2624

Parque Estadual das Araucárias (sede em São Domingos)

De quarta-feira a domingo, das 9h às 17h

Contato (49) 9132.4969