O presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates, esteve nesta quinta-feira, 2, em Seara, para debater com prefeitos, autoridades, consultores e suinocultores locais. O objetivo do encontro, ocorrido na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Seara, foi o de encontrar juntos uma solução para o atraso na emissão de licenças para o setor.

A mudança da Instrução Normativa 11/2014, que adequou as normas de licenciamento à legislação atual, permite que os produtores ampliem suas produções. “Com isso, os pedidos de licenças na Fatma aumentaram consideravelmente o que causou atrasos e prejudicou a economia local. Sabemos disso e viemos aqui buscar juntos uma solução para a situação atual”, explicou Waltrick. O licenciamento da região é feito pela Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (Codam) de Concórdia.

O presidente garantiu que a Coordenadoria receberá apoio, principalmente de Chapecó, dois novos profissionais começarão a atuar na área e os técnicos terão reciclagem para conhecer melhor os processos de licenciamento da área. Também será firmado um Termo de Compromisso entre os produtores e a Fatma. Com o documento, os suinocultores poderão dar andamento nos financiamentos junto aos bancos.

Participaram da reunião os prefeitos de Seara, Laci Grigolo, de Paial, Altair Antônio Rigo, de Lindóia do Sul, Pedro Ari Parizotto, de Ita, Leide Mara Bender, de Ipumirim, Valdir Zanella, o vice-prefeito de Arabutã, Marcelo Morche e a secretária-executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Seara, Gládis dos Santos. “Foi um avanço ter um escritório da Fatma em Concórdia. Sabemos que é uma estrutura nova e que pode melhorar. Precisamos de todo o empenho para o desenvolvimento da região”, explica Gládis.