Representantes de sindicatos, associações de classe, órgãos públicos, profissionais da área ambiental e prefeitos estiveram presentes nesta quinta-feira, 24, em um encontro com o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates, em Concórdia. O evento fez parte do Dia de Ação do Governo, que visa aproximar o Poder Público Estadual da sociedade.

O encontro reuniu cerca de 40 pessoas e tanto a Fatma quanto os representantes da sociedade expuseram suas dificuldades e expectativas em relação ao trabalho da Fundação. “A região de Concórdia corresponde a 1/5 dos processos de licenciamento de toda a Fatma. Também é economicamente muito importante para o Estado devido à agroindústria. Sabíamos que o início do trabalho regional seria difícil, mas já melhoramos e estamos trabalhando para atender com mais agilidade as demandas locais”, explica Waltrick.

O encontro serviu para entender os procedimentos de licenciamento e fiscalização ambiental. “Essa aproximação com o Governo é imprescindível, até para que os dois lados – sociedade e órgão público – se escutem. O encontro com a Fatma foi ótimo para entendermos que não é sempre a sociedade que tem razão”, explicou a presidente da Associação Comercial e Industrial de Concórdia, Maria Luisa Lasarim.

Para o secretário da ADR, Wagner Bee, o encontro com a sociedade e a Fatma contribuiu para melhorar a imagem da Fundação e também do Governo na região. “Hoje qualquer desenvolvimento é ligado ao licenciamento e essa aproximação é muito produtiva por levar informação a todos os interessados no processo”, afirmou Bee.

Além do presidente e do secretário, participaram do encontro o chefe de gabinete da Fatma, André Adriano Dick, o gerente da Coordenadoria de Concórdia, Maicon Luiz Setti.