• Dengue

Técnicos da Diretoria de Licenciamento (Dilic), da Gerência de Licenciamento Agrícola Florestal (Gelaf) e da Gerência de Tecnologia da Informação (Getin) conheceram na tarde desta quinta-feira, 18, a primeira versão do software de gestão ambiental da suinocultura. A apresentação foi feita por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), divisão de suínos e aves, na sede da Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

O software, desenvolvido pela Embrapa, será vinculado ao Sinfat e vai auxiliar os técnicos da Fundação durante o processo de licenciamento e fiscalização das atividades ligadas à suinocultura e tratamento de dejetos oriundos da atividade. No sistema, será possível cadastrar itens como: área a ser mapeada, parâmetros e dados de colheita de amostras de solo e capacidade de utilização da propriedade, por exemplo. “Um dos grandes problemas da atividade é a geração de dejetos. O sistema vai permitir que a Fatma monitore o uso para que não comprometa a qualidade do solo do ponto de vista ambiental e agronômico e vai permitir que o produtor faça a gestão correta dos excrementos”, explica a Diretora de Licenciamento, Ivana Becker.

A parceria foi firmada através da assinatura de um Termo de Cooperação entre as duas instituições. Nos próximos meses, técnicos da Getin vão customizar o sistema para que possa ser utilizado pela Fatma. O software de gestão da suinocultura é o primeiro programa desenvolvido com este propósito no país.