• Dengue

Primeiro espaço da capital catarinense de arte e vida marinha abre nesta sexta-feira, 2 de junho, no Parque do Rio Vermelho/Fatma. A idealização é da R3 Animal, associação sem fins lucrativos que auxilia a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) e a Polícia Militar Ambiental no resgate, reabiltação e soltura de animais silvestres.

Além de painéis pintados pelo artista plástico Alexandre Huber, um dos principais nomes no mundo da arte marinha, o Espaço Mar Aberto conta com réplicas de mamíferos, aves e tartarugas marinhas e esqueletos montados com o apoio do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LAMAQ) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade de Santa Catarina.

A médica veterinária e presidente da R3 Animal, Cristiane Kolesnikovas, destaca que o espaço será uma continuidade do trabalho de educação ambiental realizado na Trilha do Rio Vermelho.

“Através da Trilha, as pessoas conhecem nosso trabalho com os animais terrestres e recebem informações para o cuidado e a conservação dessas espécies. A partir de agora, os alunos e moradores de Florianópolis poderão ter mais contato com a vida marinha, as espécies que ocorrem em nosso litoral e o impacto que causamos sobre elas”, salienta.

A guia responsável pela Trilha do Rio Vermelho, Erika Cardoso, foi uma das pessoas engajadas para dar vida ao Espaço Mar Aberto. “Nossa intenção é que o visitante tenha a sensação de imergir no mar. Precisamos nos sentir parte integrante desse e de outros biomas, entender que todos fazemos parte de um mesmo ecossistema e que também somos responsáveis por ele”, evidencia.

Um alerta para a conservação das espécies marinhas

As ações de educação ambiental estão imbuídas na filosofia da R3 Animal. Além de uma oportunidade para que as pessoas tenham mais contato com a vida marinha, o Espaço Mar Aberto também terá como foco a educação ambiental, a fim de contribuir com a conservação do bioma marinho. Durante todo o mês de junho, o local vai receber apenas as escolas, com exceção dos dias 3 e 4 de junho, quando estará aberto para toda a população. Para as escolas com interesse em visitar o local, o agendamento deve ser feito previamente através do e-mail trilha@fatma.sc.gov.br.

Na sexta-feira, 2 de junho, às 14 horas uma ação lúdica já está agendada com os alunos da Escola do Muquém, que além de conhecerem o local, pintarão telas desenhadas por Alexandre Huber.
 

Espaço Mar Aberto

10h às 17h

Entrada gratuita

Parque do Rio Vermelho

Texto e foto: Ender Monteiro/ONG R3 Animal