• Dengue

As entidades gestoras são pessoas jurídicas constituídas pelas empresas fabricantes e importadoras ou associações de fabricantes e importadores, que atendam aos requisitos técnicos de gestão, com o objetivo de estruturar, implementar e operacionalizar o sistema de logística reversa.


O Programa Penso, Logo Destino (PLD), firmou parcerias com as seguintes entidades gestoras:

 


Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - inpEV
O inpEV é uma entidade sem fins lucrativos criada por fabricantes de defensivos agrícolas com o objetivo de promover a correta destinação das embalagens vazias de seus produtos. Está sediado em São Paulo e integra o Sistema Campo Limpo, no qual atua como núcleo de inteligência e é responsável pela operacionalização da logística reversa das embalagens em todo o país.
Para saber mais acesse: https://inpev.org.br

 



Green Eletron
Fundada pela Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica em 2016, a Green Eletron é uma Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos.
A proposta da Green Eletron é criar um sistema coletivo para operacionalizar a Logística Reversa de suas associadas de forma mais eficiente e econômica, tendo como objetivo principal auxiliar as empresas no atendimento à lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos).
Para saber mais acesse: https://www.greeneletron.org.br



Reciclus
Trata-se de uma associação sem fins lucrativos responsável por operacionalizar a Logística Reversa das lâmpadas que contém mercúrio em sua composição, e disponibiliza Pontos de Entrega em estabelecimentos comerciais em todo Brasil, para que pessoas físicas possam descartar suas lâmpadas usadas para posterior coleta segura, transporte e destinação correta em nossos recicladores homologados.
Para saber mais acesse: https://reciclus.org.br

 



Jogue Limpo
O Instituto Jogue Limpo é uma associação de empresas fabricantes ou importadoras de óleo lubrificante. É a entidade gestora responsável por realizar a logística reversa das embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas e de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC).
Para saber mais acesse: https://www.joguelimpo.org.br

 



Reciclanip
Entidade criada por fabricantes de pneus para realizar o trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis. A criação da Reciclanip demonstra a responsabilidade da indústria brasileira de pneumáticos com as questões ambientais e com o estabelecimento de condições que permitam o desenvolvimento sustentável do País, valorizando, sobretudo, a preservação da natureza e a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Para saber mais acesse: https://www.reciclanip.org.br

 



Jogue Limpo
O Instituto Jogue Limpo é uma associação de empresas fabricantes ou importadoras de óleo lubrificante. É a entidade gestora responsável por realizar a logística reversa das embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas e de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC).
Para saber mais acesse: https://www.joguelimpo.org.br
Celus Ambiental (Empresa gestora responsável em SC/PR): 0800 643 0708

 


 

IBER
O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável é uma entidade gestora do setor de baterias de chumbo ácido no Brasil. Ele é responsável pela integração, acompanhamento e suporte à logística reversa do setor de baterias. Além disso, o instituto busca continuamente aprimorar os processos de logística reversa e valorizar a imagem e reputação das empresas ecologicamente corretas em todo o país.
Para saber mais sobre a IBER acesse: iberbrasil.org.br

pdf Termo de Compromisso (2.71 MB)