O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio da Coordenadoria Regional de Chapecó, emitiu na última quarta-feira, 03 de março, a renovação da Licença Ambiental de Instalação (LAI) para o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Nos próximos dias, o IMA deve conceder a Licença Ambiental de Operação (LAO) que autoriza o funcionamento da ampliação da unidade e dos 52 novos leitos.

O projeto prevê o aumento da capacidade de leitos de 277 para 329, entre outras ampliações que ainda estão sendo realizadas. Diante da condição de pandemia de coronavírus na região oeste, a equipe do IMA realizou a análise de forma célere para possibilitar a renovação da licença em tempo recorde.

O mesmo aconteceu com a renovação da LAO. Pela importância vital da atividade hospitalar, especialmente para enfrentar o atual estágio da pandemia, levando em consideração o respeito ao equilíbrio ambiental, os encaminhamentos necessários foram tomados de forma ágil e, desta forma, a renovação da LAO está pautada para a próxima reunião da Comissão Regional de Licenciamento Ambiental na próxima quinta-feira, 11 de março. Após a aprovação da LAO, o hospital estará apto a abrir os novos leitos, o que vai beneficiar diretamente toda a população da região oeste.