WhatsApp Image 2021 09 03 at 13.32.15

Na manhã da última quinta-feira (2), o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e o Instituto de Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC), juntos com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, por meio da Escola do Mar, e o apoio da empresa Alfakit, realizaram uma saída de campo do Projeto Piloto de Monitoramento de Praias.

A capacitação sobre oceanos tem o objetivo de agregar a metodologia de pesquisa do IMMC às atividades escolares para transformar as crianças em ‘guardiãs dos oceanos’, nesse caso, guardiãs do Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE).

O projeto envolve a Diretoria de Biodiversidade e Florestas, do IMA, por meio da Gerência de Biodiversidade e Florestas e a Gerência de Áreas Naturais Protegidas, e será implantado no entorno do PAERVE, sendo aplicado nas praias: do Moçambique, da Barra da Lagoa e da Costa da Lagoa, em Florianópolis (SC).

Na aula de campo, conduzida pela equipe do IMMC, foi realizado o acolhimento aos professores das unidades piloto da rede municipal de ensino de Florianópolis; profissionais do IMA; representantes das instituições participantes do projeto, e do Campo Escoteiro Paulo dos Reis para apresentar como funciona na prática a tecnologia social do IMMC, e também os kits de análises de água que foram doados para utilização no projeto pela Empresa Alfakit.

A prática foi realizada na Praia do Moçambique, onde foram abordados os temas: marés, fases da lua, ondas, segurança da praia, vento, granulometria das areias, temperatura do ar, água e areia, coleta de material e categorização de área com resíduos antrópicos e naturais, além dos aspectos socioeconômicos e culturais. Por fim, foi coletada água do mar para análise dos parâmetros de qualidade da água pH, oxigênio dissolvido e amônia. A capacitação contou com a participação da FLORAM; R3 Animal; PMA; Projeto Tamar; EBM Maria Conceição; EBM Costa da Lagoa e EBM Acácio Garibaldi.

Imagem: Adrio Centeno