• Dengue

WhatsApp Image 2023 10 05 at 16.16.13

Foto: Divulgação/Ibama

 

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) participou do 1° Encontro de Instrutores de Pilotagem Remota de Órgãos Públicos a convite do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília. O evento foi realizado com o objetivo de aprimorar o intercâmbio de informações e conteúdos relacionados aos treinamentos para o uso de drones nas instituições públicas do Brasil.

Os principais assuntos abordados foram as técnicas, conteúdos e ferramentas utilizadas nos treinamentos, além da legislação envolvida e suas atualizações futuras. Mais de 30 órgãos estiveram presentes no evento, entre eles Força Aérea Brasileira (FAB), Agência Nacional de Avião Civil (ANAC), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), policias civis e militares de alguns estados.

 
Por meio da
Gerência de Gestão de Informações Ambientais e Geoprocessamento (GERIN) ligada a Diretoria de Controle e Passivos Ambientais (DCPA), o IMA participou como instituição palestrante, apresentando as experiências, o modelo de treinamento, o histórico e atualidades sobre a utilização de drones na instituição.

 

Ricardo Trida Secom

Foto: Ricardo Trida/Secom

 
O IMA é referência nacional na utilização das tecnologias relacionadas aos drones e já treinou mais de 250 servidores públicos desde a implantação do programa. Em 2019, venceu o Prêmio DroneShow e MundoGEO Connect na categoria Geo & Drones para Recursos Naturais e Meio Ambiente, o maior prêmio brasileiro da categoria.

Para nós é uma satisfação representar o IMA no evento para mostrar a importância da utilização desse equipamento nas atividades cotidianas da instituição, e os benefícios que esse trabalho promove ao serviço público ambiental, trazendo mais agilidade nas vistorias, segurança na fiscalização de empreendimentos e atividades que cobrem grandes áreas territoriais”, disse o Gerente de Gestão de Informações Ambientais e Geoprocessamento do IMA, Diego Hemkemeier Silva ao contar que entre todas as instituições presentes, apenas 10 proferiram palestras sendo o IMA uma delas.