• Dengue

WhatsApp Image 2023 10 19 at 15.29.25

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio da Diretoria de Controle e Passivos Ambientais (DCPA) e da Gerência de Fiscalização, Emergências e Passivos Ambientais (GEFIS) com apoio do Núcleo de Julgamento de Processos (NUJUP), promove o Ciclo de Capacitação em Fiscalização Ambiental para servidores do Instituto, com o objetivo de compartilhar conhecimento e aperfeiçoamento técnico seja na atuação em processos de fiscalização, licenciamento, auditoria ambiental entre outros exercícios.

O público-alvo da primeira capacitação expositiva dialogada realizada no auditório da sede do IMA, nesta quarta-feira,18, e quinta-feira, 19, foi com a equipe da Diretoria de Biodiversidade e Florestas (DBIO). Na oportunidade foram tratados temas como: Aspectos Gerais da Fiscalização Ambiental e do Poder de Polícia Ambiental; Plano de Fiscalização Ambiental; Rito Ordinário da Fiscalização Ambiental e o Núcleo de Julgamento de Processos/ Procedimentos Incidentais; Escopos de Fiscalização Ambiental a partir de Sistemas; Operações de Fiscalização Ambiental; Sistematização, Fluxos e Rotinas do programa de gestão de informações é voltado ao acompanhamento de autos de infração (GAIA).

 

WhatsApp Image 2023 10 19 at 09.51.20

A troca de experiências internas é necessária e muito positiva, sendo um dever que temos em sempre atualizar e treinar nossas equipes”, comentou o diretor da DCPA, Matheus Zaguini Francisco, ao agradecer a equipe GEFIS/NUJUP, pela estrutura aplicada nas capacitações, reuniões técnicas, cursos ministrados e, principalmente, pela experiência cotidiana nos procedimentos e normativas vigentes.

Para a diretora da DBIO, Sabrina Nunes Cataneo Maestri, a iniciativa é importante, pois permite atualizar o conhecimento da equipe, com o enfoque para a realidade específica do setor. “Atuamos, principalmente, com fiscalização de fauna silvestre e fiscalização nas unidades de conservação, então um evento como este nos permite discutir e aperfeiçoar as ações de fiscalização relacionadas ao setor, contribuindo para as decisões tomadas pela diretoria, suas gerências e toda equipe técnica”, enfatizou Sabrina.

O curso é ofertado pelo programa Academia do Meio Ambiente do IMA, composto por servidores do Instituto com expertise em cada tema a ser ministrado. A Academia do Meio Ambiente do IMA é um ambiente virtual que tem o objetivo de oferecer cursos gratuitos de capacitação e servir como um importante canal de disseminação do conhecimento acerca dos processos que envolvem o meio ambiente, podendo ser utilizado por servidores e gestores públicos, empreendedores e consultores.