• Dengue

WhatsApp Image 2023 10 25 at 12.58.04

Imagens: Instituto Felinos do Aguaí

 

Na última segunda-feira, 23, em um gesto significativo em prol da preservação ambiental, o Instituto Felinos do Aguaí inaugurou seu mais novo empreendimento: o viveiro florestal localizado no entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, unidade de conservação administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).


O evento marcou um passo crucial em direção à restauração ecológica e à promoção da biodiversidade em uma época em que a sustentabilidade se tornou uma das maiores preocupações da humanidade.

O viveiro florestal é um dos elementos centrais no programa de renaturalização do Instituto Felinos do Aguaí, cujo foco principal é o reflorestamento de áreas prioritárias para a conservação, adjacentes à Reserva Biológica Estadual do Aguaí.

A iniciativa envolve a produção de mudas de árvores nativas, que desempenham um papel fundamental na restauração de ecossistemas ameaçados e na preservação de habitats essenciais para a fauna silvestre. O segundo elemento é a reabilitação e soltura de felinos silvestres na natureza.

 

WhatsApp Image 2023 10 25 at 10.11.22

 

“O empreendimento demonstra, mais uma vez, o quão fundamental é a parceria entre as instituições, sempre com o objetivo central de promover meios para a realização da pesquisa científica, da educação ambiental, e do envolvimento com comunidades locais visando à conservação das espécies e gerando resultados importantes para a gestão e a preservação da área protegida que a reserva envolve”, disse o gerente de Áreas Naturais Protegidas do IMA, Filipe Lemser.



Durante o evento de inauguração, foi realizada a soltura de um gato-do-mato pequeno (Leopardus guttulus), que havia sido reabilitado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Florianópolis. O momento simbolizou a importância da reabilitação de animais silvestres e sua soltura na natureza, contribuindo para o equilíbrio e a preservação dos ecossistemas.

 

WhatsApp Image 2023 10 25 at 10.13.35

 

“Além da inauguração do viveiro e da soltura do felino reabilitado, o evento também proporcionou uma comemoração simbólica dos 40 anos da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, um marco na conservação da biodiversidade no sul do estado”, comentou o coordenador da reserva, Joel Casagrande.

 

Os convidados presentes celebraram essa data especial com um bolo comemorativo e um caloroso "parabéns", reconhecendo o trabalho árduo de todos os envolvidos na proteção desse precioso patrimônio natural.

 

WhatsApp Image 2023 10 25 at 12.58.06

“A reserva alcança áreas pertencentes aos municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso, cidades que são abrangidas pela CODAM do IMA em Criciúma, sendo extremamente importante para a conservação da biodiversidade, e também, para a manutenção dos recursos hídricos da região Sul do Estado de Santa Catarina”, lembrou o gerente da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental do IMA, (CODAM) de Criciúma, Ibanez Zanette.

 

WhatsApp Image 2023 10 25 at 10.09.49

A inauguração do viveiro do Instituto Felinos do Aguaí e a celebração dos 40 anos da Reserva Biológica Estadual do Aguaí representam um testemunho de compromisso e dedicação à causa da conservação ambiental. Este evento marcante enfatiza a importância da cooperação entre organizações, instituições e comunidades para a construção de um futuro mais sustentável e equilibrado para as gerações futuras.