• Dengue

217d73d1 1d83 4993 83c3 b74d893cf4e9

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina(IMA) conquistou a segunda colocação no Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). O Instituto ficou entre os finalistas na categoria Governo Inovador pelo desenvolvimento do Programa Penso, Logo Destino (PLD). A premiação foi entregue a equipe do IMA, na tarde desta segunda-feira, 30, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). O objetivo da premiação é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) que auxiliem no desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo inovador no Estado de Santa Catarina.

 

53297586172 e9cac26e1e c

A presidente do IMA, Sheila Meirelles expressa o orgulho do IMA em relação ao PLD em Santa Catarina e na missão que o programa tem de envolver toda a sociedade na destinação correta dos resíduos sólidos. Trata-se mais do que tudo de um grande projeto social, de abrangência estadual, e muito importante para a consolidação de uma gestão ambiental urbana focada na mudança de comportamentos e hábitos, no aumento da reutilização e da reciclagem, entre outras práticas que aliam a preservação ambiental ao progresso socioeconômico das cidades e do estado”, disse a presidente do IMA.

O PLD, visa auxiliar os municípios do Estado a destinarem os itens da Logística Reversa, como pneus, lâmpadas, eletroeletrônicos, embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias, para entidades gestoras parceiras, as quais buscam reinserir estes resíduos nos processos produtivos e descartar de forma ambientalmente correta os rejeitos não passíveis de reciclagem. Este prêmio vem ao encontro da necessidade e interesse da sociedade catarinense, tanto é que a solicitação de adesão parte dos municípios no desejo em fazer a destinação final adequada dos resíduos sólidos”, destacou o coordenador estadual do programa, Cícero Brasil, que também representou a presidente do IMA na premiação.

A logística reversa, também conhecida como logística reversível ou inversa, consiste no conjunto de procedimentos de coleta, reúso, reciclagem e tratamento de resíduos gerados pelo consumo de diversos produtos. Fabricantes e comerciantes também são responsáveis pela destinação final dos resíduos pós-consumo. O PLD conta hoje com 164 adesões e tem a meta de conquistar até 2024 a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

O projeto tem como objetivos a proteção do meio ambiente, geração de oportunidades de negócios, alavancar a sustentabilidade e redistribuir direitos e deveres sobre o gerenciamento dos resíduos urbanos. Além do mais, a reciclagem é uma aliada também na geração de empregos, na eficiência energética, na redução do impacto da poluição, na racionalização do uso da água e na preservação dos recursos naturais.