• Dengue

WhatsApp Image 2023 12 13 at 14.03.49

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realiza nesta quarta-feira, 13, e quinta-feira,14, o Curso de Instrução em Processos e Práticas Ambientais (CIPPA) para os 41 novos servidores chamados por meio de concurso público Edital n. 01/IMA/2019. A capacitação visa preparar os profissionais para atuarem nos processos de licenciamento, fiscalização e auditoria ambiental, entre outras atividades finalísticas do IMA.


Os novos servidores, com formações nas áreas de administração, engenharia sanitária e/ou ambiental, geologia, biologia, engenharia (agrônomo), engenharia florestal, geografia e oceanografia, chegam ao Instituto para incrementar, principalmente, as atividades de licenciamento ambiental, fortalecendo ainda mais o quadro efetivo do IMA.

WhatsApp Image 2023 12 13 at 12.52.58

Os novos colaboradores foram recepcionados pela presidente do IMA, Sheila Meirelles, que destacou a importância da capacitação técnica para o grupo. “Nós investimos constantemente na capacitação dos nossos servidores, pois buscamos manter a excelência do atendimento e dos serviços prestados pelo IMA à sociedade catarinense, por isso, esse momento é essencial para que possamos apresentar a gestão administrativa e executiva do nosso órgão àqueles que chegam para reforçar o nosso quadro efetivo”, destacou Sheila.



A recepção aos novos servidores foi organizada pela Gerência de Gestão de Pessoas do IMA (GEPES), ligada à Diretoria de Administração e Finanças do IMA, e contou com a presença e participação de diretores, gerentes, assessores e demais servidores da sede.

 

WhatsApp Image 2023 12 13 at 12.23.41




Sobre o Curso de Instrução

O Curso de Instrução em Processos e Práticas Ambientais do IMA (CIPPA) destina-se à preparação e formatação de um arcabouço de conhecimento aos novos servidores para o pleno exercício profissional nas diversas áreas de atuação do Instituto.


O curso é ofertado pelo programa “Academia do Meio Ambiente” do IMA, composto por servidores do Instituto com expertise em cada tema a ser ministrado. As atividades letivas serão realizadas por meio de aulas expositivas dialogadas, exercícios em casos práticos com situações do cotidiano do Instituto, incluindo os mecanismos e ferramentas de Auditoria Ambiental.


As atividades práticas ocorrerão com a simulação fática de campo, capaz de possibilitar ao aluno a vivência do exercício profissional no IMA, com a aplicação direta das aulas, a demonstração da importância da atividade técnico-científica especializada e a sua importância para a segurança pública. Serão utilizadas as ferramentas que o IMA dispõe para resolução de problemas práticos. A duração do curso de instrução é de 90 horas, das quais 72 são teóricas e 18 práticas.

Ao final do programa, os novos servidores estarão aptos a atuarem nos processos de fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental, na Sede ou nas Gerências Regionais, e em outras atividades finalísticas do IMA, para dar a celeridade processual com a devida segurança jurídica e proteção ao meio ambiente, sempre alicerçados na ética e nos Princípios da Administração Pública.