• Dengue

IMG 20231213 1818060012

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) recebeu na última quarta-feira, 13, o Certificado de “Empresa Amiga do Programa Novos Caminhos” pela parceria e contribuição aos Serviços de Acolhimento Institucional da região Sul de Santa Catarina.

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), juntamente, com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

Fundado em 2013, a partir de projeto-piloto desenvolvido na comarca de Chapecó, atingiu 100% de Santa Catarina no ano de 2016, com ampliação da oferta de oportunidades ao público residente e egresso dos serviços de acolhimento do estado, por meio de ações de saúde, de educação, de empregabilidade e de voluntariado.

Transformar a realidade de crianças e adolescentes em serviço de acolhimento para que alcancem uma vida digna e autônoma é o propósito e tem como proposta de valor a mobilização social para a oferta de serviços e capacitação técnica e sócio emocional para os adolescentes em serviços de acolhimento de forma prática, rápida e inovadora, por meio de articulação com a sociedade empresarial para efetiva inserção no mercado de trabalho.

A Equipe de Educação Ambiental da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, vinculada a Gerência de Áreas Naturais Protegidas (GEANP) e à Diretoria de Biodiversidade e Florestas (DBIO) realizaram este ano de 2023, palestras com os acolhidos, e ainda há no planejamento uma saída a campo a ser realizada em 2024, onde os acolhidos farão trilha interpretativa guiada pelos servidores da Reserva na Trilha dos Tropeiros do Rio da Serra, que passa por dentro da Reserva do Aguaí.

IMG 20231213 212858986 HDR

O IMA participa do processo educativo com a promoção de ações de educação ambiental no estado, e tem atendido diversas entidades em Santa Catarina, por meio de equipes e parceiros nas Unidades de Conservação e também na nossa Sede em Florianópolis, portanto, é uma honra pra todos nós, contribuir com o Programa Novos Caminhos e realizar esse trabalho de integração da sociedade com a preservação ambiental”, reforça a diretora da DBIO, Sabrina Nunes Cataneo Maestri.

Entendem-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade, segundo a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).

Ainda segundo a PNEA, todos têm direito à educação ambiental, incumbindo aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente – Sisnama, promover ações de educação ambiental integradas aos programas de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.

Em Santa Catarina, os órgãos seccionais do Sisnama são o IMA e a Polícia Militar Ambiental (PMA), sendo então parte da missão institucional de ambos a promoção da educação ambiental aos diferentes públicos, inclusive fora do ambiente escolar.

Assim sendo, o IMA, por meio da equipe da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, tem levado a educação ambiental à região Sul de Santa Catarina, e somente neste, 20 entidades, compreendendo 616 pessoas já foram contempladas. Além disso, o Instituto Felinos do Aguaí e a Reserva São Francisco, parceiros da Reserva do Aguaí, realizaram o atendimento para educação ambiental, de 1.671 pessoas de 47 entidades; Já o Instituto Alouatta também atendeu com objetivo educacional ambiental 1.205 pessoas de 29 entidades, todas com foco na Unidade de Conservação Reserva do Aguaí.