WhatsApp Image 2024 03 10 at 16.17.32

O Parque Estadual Rio Canoas (PAERC) administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), está sediando até o dia 14 de março, o Curso de Campo em Ecologia de Ecossistemas Tropicais no âmbito do Mestrado Internacional em Ecologia Aplicada, oferecido em conjunto pela Universidade de Coimbra (Portugal) e pelo Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN, UFSC) na disciplina de Tópicos Avançados.

Os estudantes internacionais Elisabeth Steiner (Áustria), Jakob Wilhelm Büssemaker, Lilli Karoline Kuhtz, Paula Feldmann, Thore Simon Schmiedin (Alemanha), Lauren Olivia Greene (Estados Unidos da América) e Pakhee Kulshrestha (Índia) se juntaram aos estudantes brasileiros Caroline Vaz e Enzo Luciano, onde se revezam nas aulas teóricas e práticas que estão sendo ministradas no Parque Estadual.

As aulas estão sendo ministradas pelos professores da Universidade de Coimbra Luís Cunha e Luiza Fraga Dornelles e pelos professores da UFSC Júlia Carina Niemeyer, Alexandre Siminski, Nei Kavaguichi Leite e Alexandre Tavela.

WhatsApp Image 2024 03 10 at 16.14.32

As aulas teóricas e práticas abordam temas relacionados a macrofauna do solo, ecologia de ecossistemas aquáticos, análise dos parâmetros da qualidade da água, realização de inventário florístico florestal e chave dicotômica, busca por rastros e sinais de vertebrados, uso de armadilhas fotográficas, pesquisa de morcegos através da ecolocalização e estudo de aves por meio da rede de neblina.

Os mestrandos ainda tiveram a oportunidade de conhecer o entorno do PAERC, realizando uma visita até a Usina Hidrelétrica Campos Novos - Enercan, responsável pela compensação ambiental que deu origem ao Parque e um passeio de barco pelo Rio Canoas para reconhecimento da área da Unidade de Conservação (UC).

A atividade contou com o apoio da Associação de Preservação Socioambiental Leão Baio Catarinense que organizou a logística, alimentação e apoio às atividades desenvolvidas durante os 10 dias de curso.

WhatsApp Image 2024 03 10 at 16.14.32 2

O principal objetivo da disciplina é além do intercâmbio entre as Universidades, os mestrandos terem contato e estudar a ecologia dos ecossistemas tropicais, nesta atividade em específico, a fitofisionomia da Floresta Ombrófila Mista ou Floresta de Araucárias a qual o Parque Estadual Rio Canoas protege.

WhatsApp Image 2024 03 10 at 16.14.32 1

“Para o Parque é uma honra estar sediando pelo segundo ano o curso em nossas dependências, pois além de tornar o Parque mais conhecido, houve uma grande troca de experiência entre os colaboradores, professores e estudantes. Foram realizados alguns levantamentos de dados que o Parque ainda não dispunha como levantamento de espécies de morcegos e análise de alguns parâmetros da qualidade da água de alguns corpos hídricos da Unidade de Conservação”, enfatizou a coordenadora do PAERC e servidora do IMA, Leila Alberti.

Saiba mais sobre o PAERC no site do IMA