O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), em colaboração com outros órgãos estaduais, realiza anualmente operações preventivas para fiscalizar o transporte de produtos perigosos em Santa Catarina. Essas ações visam garantir a segurança ambiental e evitar incidentes envolvendo cargas de risco, como inflamáveis, explosivos, substâncias radioativas e infectantes.
Nesta semana, foram realizadas fiscalizações em duas cidades do estado: Blumenau e Gaspar. Durante as operações, as equipes abordaram diversos veículos e constataram a necessidade de ajustes nos procedimentos de transporte. Em Blumenau, 65 veículos foram abordados, resultando em 3 notificações para correções. Já em Gaspar, 46 veículos foram fiscalizados, gerando 1 notificações para ajustes.
O agente fiscal encarregado da parte ambiental da ação de fiscalização, Deusdedit de Meneses, destacou a importância dessas orientativas e de fiscalização para a melhoria ambiental e a regularidade das empresas de transporte. “O transporte rodoviário de produtos perigosos, resíduos perigosos ou rejeitos perigosos, exclusivamente no território catarinense deve possuir o devido licenciamento ambiental emitido pelo IMA. Quando este transporte é interestadual deve-se obter o licenciamento junto ao IBAMA”, explicou.
Plantão de Acidentes e Reclamações Ecológicas
Visando minimizar os riscos ambientais, o IMA também implantou o Plantão de Acidentes e Reclamações Ecológicas (PARE), que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. A população pode acionar o plantão pelo número 0800.644.1520 em caso de incidentes relacionadas ao transporte de produtos perigosos. Uma equipe de técnicos especializados está disponível para responder prontamente a essas ocorrências e tomar as medidas necessárias para proteger o meio ambiente e as comunidades.
Com essas ações, o IMA reafirma seu compromisso com a proteção ambiental e a segurança pública no transporte de produtos de risco em Santa Catarina.