
Com a chegada do período sazonal de maior transmissão da doença, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensifica as ações de prevenção, vigilância e controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Uma delas é a Campanha de Recolhimento de Pneus Inservíveis em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) através do Programa Penso, Logo Destino (PLD), que tem se destacado como uma estratégia importante no enfrentamento do mosquito.
A iniciativa vem ampliando sua abrangência no estado e se consolida como uma ação complementar relevante para a saúde pública e a preservação ambiental. Na edição do segundo semestre de 2025, 124 municípios catarinenses aderiram à campanha, resultando na coleta de mais de 83 mil pneus inservíveis. A experiência acumulada ao longo das edições evidencia que a articulação intersetorial e a integração das políticas de saúde e meio ambiente fortalecem as ações de vigilância, prevenção e promoção da saúde nos municípios.

A campanha é organizada por meio de uma parceria entre a SES, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), por meio do programa Penso, Logo Destino, além das empresas Reciclanip, entidade gestora do sistema de logística reversa de pneus inservíveis, e Xibiu, responsável pela coleta do material.
Para 2026, uma nova edição da campanha já está em fase de preparação. “As inscrições para a etapa do primeiro semestre desse ano, estarão abertas de 9 de fevereiro a 13 de março, conforme cronograma disponível. Informações adicionais sobre a Campanha de Recolhimento de Pneus podem ser consultadas nos canais oficiais”, destaca a gerente de Doenças Transmitidas por Vetores da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Ivânia da Costa Folster.
“Além de melhorar a saúde pública, através da campanha estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente, diminuindo a poluição e promovendo a reciclagem adequada. Nosso objetivo é ampliar ainda mais a campanha e alcançar um número crescente de municípios”, destaca Cícero Luís Brasil, coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino.
Importância do descarte correto de pneus
A eliminação de recipientes que acumulam água, como os pneus, permanece como a principal e mais eficaz estratégia de prevenção das arboviroses. A remoção mecânica desses reservatórios é comprovadamente mais efetiva do que ações de controle químico, como a aplicação de inseticidas. Além disso, o descarte adequado de pneus inservíveis contribui de forma significativa para a redução de impactos ambientais, reforçando a importância da participação dos municípios e da população no combate ao mosquito.

