A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) destinou R$ 1,2 milhão para construção de uma Escola Ambiental na Tapera e a revitalização da Lagoa da Chica, no bairro Campeche, ambos em Florianópolis. O recurso é fruto de um Termo de Compromisso, na qual a Celesc vai liberar o valor compensando o acidente do derramamento de óleo em 2012, no bairro Tapera.

O termo de compromisso e a discussão para a destinação do recurso começaram já em 2013 com o ex-presidente da Fatma Gean Loureiro. Na época, a Fatma analisou diversos projetos ambientais, escolhendo os dois na região afetada. O novo presidente da Fundação, Alexandre Waltrick, assinou o TC na quarta-feira, 30 de abril, junto com a Celesc, Floram e Associações dos dois bairros. Ficou definido que a Floram, enquanto órgão municipal, vai gerenciar e cuidar da manutenção dos locais depois de prontos. Já as associações ficaram encarregadas de fiscalizar as obras em parceria com a Fatma.

“Ao invés de ficarmos lamentado o ocorrido, trabalhamos para diminuir qualquer impacto negativo no meio ambiente. Tanto a Fatma, quanto Celesc e comunidade estão de parabéns. Essas novas obras vão ser grandes ferramentas de educação ambiental para Florianópolis” disse o presidente da Fundação, Alexandre Waltrick.

A Lagoa da Chica, localizada no Campeche, está há muito tempo assoreada e necessita, além de uma limpeza e recuperação do espelho d’água, uma nova estrutura de visitação. O projeto contemplará passeio, parque, deck, casa para administração e outras estruturas similares a uma praça. Apesar de ser de competência do município, a Fatma ouviu a comunidade do bairro, através do vereador Vanderlei Farias, e entendeu ser o melhor para o meio ambiente e para os moradores da região.

Já a Tapera ganhará uma moderna estrutura para abrigar a escola ambiental. Como o bairro foi diretamente afetado pelo derramamento de óleo, nada mais justo que uma estrutura para levar informações e educação ambiental aos moradores. A Escola Ambiental da Tapera também foi uma reivindicação dos moradores através de sua associação de bairro e do vereador Paixão.

Agora que a destinação dos recursos já foi efetuada, as duas associações vão precisar de autorizações da prefeitura para iniciar as obras. A intenção é que nos próximos dias já comecem os trabalhos.