• Dengue

O presidente da Fatma, Alexandre Waltrick, reuniu-se com o Instituto Ambiental Senai de Blumenau, através do pesquisador Rodrigo Bortoli e equipe, na terça-feira (06), para tratar de uma possível parceria em demandas de monitoramento de ar em Santa Catarina. Foi discutida a aquisição de uma estação que atenda as necessidades da Fundação.

O Senai, por intermédio do Instituto Ambiental de Blumenau, possui já estruturado o Laboratório de analises de emissões atmosféricas, LANAT. Com a implementação do Instituto Ambiental, o Senai está investindo em novos equipamentos para analises de qualidade do ar. A Fatma estuda um convênio com o laboratório, já que neste ano passa a atender na integra o Conama 03/90, sobre avaliação da qualidade do ar.

Os equipamentos são basicamente utilizados para amostragens de qualidade do ar no entorno de empreendimentos comerciais e industriais, além de ambientes abertos, como portos, rodovias entre outros.

A Fatma também pretende atender serviços de qualidade do ar em centros urbanos e parques industriais, e por isso tem previsto recursos para aquisição de uma unidade móvel de monitoramento de qualidade do ar.

No encontro, ficou acertada uma visita inicial dos trabalhos já realizados na CETESB – SP, nesta área, com a presença de técnicos da FATMA E SENAI, objetivando verificar os equipamentos mais adequados às necessidades do Estado.