A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, Fatma, divulgou na sexta-feira, 21 de novembro, o segundo relatório de balneabilidade da temporada 2014-2015. No estudo, 151 pontos analisados no litoral catarinense estão próprios para banho, representando 75,9% do total. Já em Florianópolis, Capital de Santa Catarina, 48 pontos apresentaram bons índices para banho de mar, representando 72,7% do total.

As análises da Fatma levam em conta o volume de coliformes fecais na água, bactérias encontradas geralmente no intestino humano ou de animais e que pode causar diarréia, vômito entre outros problemas na saúde humana. A Fundação aplica a metodologia do Conselho Nacional do Meio Ambiente para certificar se a praia está própria ou imprópria para banho.

Os pontos impróprios podem ter motivações diferentes, no entanto, de uma maneira geral, o litoral catarinense sofre com ligações de esgoto diretamente no mar. Em muitos casos, residências ligam a rede de esgoto na rede pública pluvial, que desemboca nos rios e praias. Denúncias de irregularidades neste tipo de tratamento de esgoto devem ser feitas nas prefeituras, já que o saneamento básico é uma responsabilidade municipal. A Fatma também auxilia nos trabalhos, fiscalizando grandes empreendimentos e empresas que fazem o tratamento de esgoto.

Outro alerta da Fundação é para o caso de chuvas fortes. Deve-se evitar entrar no mar ao menos nas próximas 24 horas depois da chuva, assim como evitar tomar banho em pontos próximos de desembocar de rios e redes pluviais.

Para conferir ponto a ponto semanalmente, basta acessar o relatório semanal clicando AQUI, ou conferir as atualizações diárias através do aplicativo da Fatma no google maps.