• Dengue

O atual presidente da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, Alexandre Waltrick, está mantido no cargo para o próximo governo, de acordo com o anúncio de Raimundo Colombo, governador reeleito. Advogado e procurador da Fatma desde 2005, Waltrick assumiu a presidência do órgão em abril deste ano. De acordo com o presidente, os planos para o próximo ano são continuar a revolução de crescimento a qual o órgão passa, com a valorização dos servidores e fortalecimento dos serviços da Fatma.

A Fatma esteve constantemente nos noticiários de Santa Catarina e até mesmo do Brasil com ações que se destacaram neste ano de 2014. Relembre algumas mudanças que ocorreram no órgão e que foram reconhecidas pela população:

►Inauguração da Trilha do Rio Vermelho – única trilha no mundo que abriga animais silvestres que não podem mais retornar para a natureza.

A trilha foi destaque nacional e teve até visita do Ministro do Turismo;

►Implantação do projeto Fatma sem papel, economizando o uso do papel no órgão e, principalmente, levando mais agilidade para que os documentos que chegam para os técnicos.

O Projeto também trouxe facilidade para a população solicitar sua licença sem precisar sair de casa;

►Mudança no rito de licenciamento. Com a nova legislação ambiental sugerida pela Fatma, e aprovada pela Assembleia e Governo, os processos ambientais deve demorar menos tempo para terem seus pareceres técnicos.

►Fiscalização e parcerias. Além de descentralizações de recursos para instituições como Bombeiros e Polícia Militar, para auxiliar o órgão ambiental no combate a crimes ambientais, a Fatma também adquiriu um Helicóptero que fica sob gerenciamento da Polícia Militar para combate a incêndios florestais e crimes ambientais diversos. O Helicóptero também poderá ser usado para resgate e salvamento de vidas.

►Mais cuidado com os animais. O ano de 2014 foi marcado por uma revolução no tratamento de animais silvestres em Santa Catarina. A Fatma investiu em novas instalações para enfermaria e triagem de animais resgatados, sejam frutos de maus tratos e contrabandos ou simplesmente por estarem debilitados e precisarem de apoio. Foram atendidos neste ano mais de 3 mil animais.

►Mais estrutura nos Parques. A exemplo do Rio Vermelho, onde foi feito trilhas e reaberto o Camping, outros Parques pelo Estado começam a ganhar novas estruturas. A Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis, está em processo de reformas. O Parque das Araucárias, em São Domingos, também começa a ganhar um receptivo para visitantes. No Norte do Estado, o Parque do Acaraí também ganhou novas estruturas.

►Educação Ambiental. A Fatma sempre acreditou que a educação é o melhor caminho para se conquistar um mundo mais preservado. E vem atuando forte nas escolas, através do Eco-ônibus, uma espécie de cinema itinerante, e de eventos sobre o tema, como o Parque Ecológico Fatma.

►Balneabilidade. A Fundação vem investindo cada vez mais em um dos seus serviços mais conhecidos pelos catarinenses. Não à toa, o controle de balneabilidade de Santa Catarina é conhecido como um dos mais rígidos do Brasil. Esses dados, além de servir de proteção para banhistas, também ficam a disposição das prefeituras para que possam atuar no combate da poluição nas praias.