A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou hoje, 09, os vencedores do 7º Prêmio de Jornalismo Ambiental. O evento de premiação contou com a presença de jornalistas de todo o Estado em Florianópolis, na sede da Tratecbel Energia, empresa que patrocina o prêmio.

Os prêmios foram distribuídos entre regionais de Santa Catarina e no geral, nas categorias Eletrônica (Rádio e TV), Digital (Internet) e Impressa (Jornais e revistas). De acordo com o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick, o prêmio vem ganhando força ano após ano, fomentando as boas reportagens sobre o meio ambiente. “Precisamos cada vez mais divulgar bons exemplos de educação ambiental e projetos que se destacam na área. O objetivo da premiação é justamente fomentar esse tipo de divulgação na imprensa”, explicou Waltrick.

O Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental foi voltado para jornalistas que tinham reportagens veiculadas no período de 30 de setembro de 2013 a 31 de outubro de 2014, sobre assuntos referentes à preservação do meio ambiente ou exemplos de cases que melhorem o meio ambiente com ações de desenvolvimento sustentável. De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Ademir Arnon, esse é um dos principais prêmios do jornalismo em Santa Catarina.

O vencedor de cada categoria recebeu um prêmio de R$ 5 mil e o segundo colocado, R$ 2 mil. Os vencedores regionais receberam troféus e certificado. Além do patrocínio da Tractebel Energia, o prêmio tem ainda o apoio da da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina. Os trabalhos premiados farão parte do acervo da biblioteca da FATMA.

Confira os vencedores de cada categoria:

Premiados Estaduais

Internet

1º Lugar Estadual - Giovana Kindlein e Jéssica BahiaMelo – Resíduos sólidos: onde está a logística reversa? – Portal Economia SC – Regional de Florianópolis

2º Lugar Estadual – Gisele Martins – Por que as toninhas estão morrendo? – laguna.sc.gov.br – Regional de Tubarão

Mídia Impressa

1º Lugar Estadual - Greici Audibert – Terra Viva – Revista Flash Vip – Regional de Chapecó

2º Lugar Estadual – Rodrigo Lima, Edson Rosa e Daniel Queiroz – O Branco Genético da Lagoa do Peri – Notícias do Dia – Regional de Florianópolis

Mídia Eletrônica

1º Lugar Estadual – Talita Rosa e Pedro Rockenbach – Polêmica nas Dunas de Imbituba – RBS TV – Regional de Florianópolis

2º Lugar Estadual – Nara Cordeiro – Biodigestores – TVAL – Regional de Florianópolis

Premiados Regionais