A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) lançou oficialmente nesta sexta-feira, 18, o livro Atlas Ambiental do Rio Itajaí-Açú. A publicação, fruto de compensação ambiental, traz detalhes inéditos sobre diversidades culturais, ambientais e econômicas da foz do rio Itajaí-Açu. O lançamento ocorreu na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri).  “O material final apresenta um conteúdo rico e diversificado. Além de ser um registro do que a região tem de melhor, a obra poderá ser utilizada tecnicamente como base de estudos para novos empreendimentos”, conta o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick.

O Atlas Ambiental da Foz do Rio Itajaí-Açu é resultado da reunião de documentos históricos das cidades de Itajaí e Navegantes, e de estudos recentes de aspectos socioambientais e econômicos das duas cidades, desenvolvidos em mais de dez anos e para diversos projetos. Pesquisadores e colaboradores de universidades, institutos de pesquisa e órgãos públicos assinam os textos, dispostos em mais de 300 páginas.  “Os colaboradores do Atlas debruçaram-se sobre documentos históricos para detalhar como a foz do rio Itajaí-Açu transformou-se neste importante pólo portuário brasileiro”, explica o coordenador editorial do Atlas, oceanógrafo Fernando Luiz Diehl.

O Atlas será distribuído para todas as bibliotecas e escolas públicas e particulares das cidades de Itajaí e Navegantes. Municípios da região que também tiverem interesse poderão receber o material. Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Giovani Testoni, presidente da Itajaí Participações, Jair Bondicz e coordenador do projeto, Paulinho Bornhausen, entregaram simbolicamente o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Distrito Regional de Inovação de Itajaí. Também participaram do lançamento, diretora de Licenciamento da Fatma, Ivana Becker, gerente regional da Fundação, Arno Gesser, deputado estadual Jean Kuhlmann e prefeitos da região.